Travado para falar espanhol? Aprenda como destravar o seu Espanhol.

O que mais ouço de meus alunos é que eles conseguem entender e ler o espanhol muito bem,  mas no momento de falar, não acontece nada.

Agora eu te pergunto: o que está  acontecendo? O que está te impedindo de falar espanhol? Será que você precisa destravar seu espanhol? Será que você sabe mesmo espanhol?

Se você não está conseguindo falar espanhol, mas considera que sabe o idioma, podem estar acontecendo duas coisas:

Número 1

Será que você realmente sabe espanhol? Quero dizer, no nível que consiga a compreensão e a fala da língua?

Muitas vezes achamos que por conhecer o vocabulário, algumas gírias e considerando que o espanhol é bem parecido ao português, terminamos pensando que no momento de falar o português com sotaque, ou seja, o famoso portunhol. 

Pode acontecer  que se você é um dos que pensam que são línguas extremamentes  iguais e que o portunhol será suficiente, isso é  o que está te impedindo de falar. Provavelmente  você já tentou falar espanhol se utilizando desse artifício  e muito provavelmente não conseguiu se comunicar com sucesso. 

No primeiro momento que você tentou falar,  teve a convicção que sabia, mas  não conseguiu e  inconscientemente criou o medo de falar começa a pensar que simplesmente não consegue falar mesmo, quando na verdade apenas não sabe o suficiente para iniciar uma conversação. Muitas vezes a falta de conhecimento e autoconhecimento de nosso nível da língua é a  maior pedra no caminho do aprendizado. Antes de você pensar que não consegue falar espanhol, mesmo  “sabendo”, minha primeira recomendação é saber se realmente está  no nível que vai te permitir realmente se  comunicar. Lembrando que a ignorância é nosso maior inimigo e isso também é aplicado no aprendizado dos idiomas.

O conceito de falar é fazer acontecer a arte da comunicação, de ser escutado e entendido. Se isso não acontece, alguma coisa pode estar errada, seja porque você não estava preparado no que diz  respeito aos conhecimentos, ou estava preparado, entretanto,  o medo te venceu. E é nesse momento que entramos no segundo ponto a ser destacado.

Número 2: 

Bom, se você já testou seus conhecimentos e realmente está no nível de conseguir se comunicar e de entender tudo o que falam contigo, mas  no momento em que  quer falar, não consegue, provavelmente você está sofrendo de um dos maiores medos da  humanidade, que é o de falar em público. 

Quando me refiro a falar em público, não necessariamente é falar em frente a  centenas de pessoas,  uma pessoa  é o suficiente para você gerar esse medo. Antes de te falar quais seriam as possíveis soluções para, eu gostaria de  mostrar o  porquê disso estar acontecendo, baseado na Doutora Brene Brown, expert no desenvolvimento e crescimento humano. No momento que vamos a falar,  e nos comunicar, nós estamos expondo as nossas ideias, conhecimentos, cultura e sabedorias, bem como nossas emoções e medos. 

Ou seja,  no momento em que decidimos nos comunicar estamos ficando vulneráveis e expostos. Agora pense em  tudo isso que está acontecendo em uma outra língua? Poderia atrapalhar não é?

É aí que entra a minha primeira recomendação como professora,  e também de quem agora se encontra aprendendo sua quarta língua! O segredo da “perfeição”, da “naturalidade”, da “fluência”é o TREINAMENTO contínuo, constante e focado. Se prepare fortemente para aquilo que você vai ser exposto.  Treinar tantas vezes que aquela apresentação saia até de forma automática. Dominar tanto sua fala quanto  as emoções, ansiedades e medos , pois eles serão superados pelo autocontrole do treinamento. 

Eu sei o que vocês estão pensando: “Falar espanhol então é ficar repetindo como um papagaio? “Não é isso! Falar espanhol é dominar todos os conhecimentos relacionados com a língua, mais uma boa dose de treinamento, prática e dedicação para que todos seus medos possam ser superados! 

Lembrem-se de uma coisa, para você dizer que você está no nível intermediário ou avançado numa língua, não é por quanto conhecimento  você tem dela, e sim o quanto você consegue falar e usar todos os aprendizados que você tem no nível que está. 

Mas calma, se você é dos que não tem vergonha ou  medo de falar, e sai por aí a “falar espanhol”, tem que ter CUIDADO. Como já disse, falar e se comunicar em espanhol é ter um bom uso do vocabulário e da gramática, complementado com a intenção de se comunicar.  Você precisa de AMBOS se quiser  ser considerado que está no nível intermediário ou avançado de espanhol. Esses dois aspectos se complementam para garantir que você realmente consiga  se comunicar do jeito certo.

Vou te dar um exemplo, se você é fitness e  gosta ir para academia, pode acontecer duas coisas: você pode treinar e treinar, mas se não tiver  conhecimento da alimentação, dos exercícios e do treinamento, provavelmente chegar à sua meta vai demorar muito mais. Ou pode acontecer que você saiba tudo sobre treinamentos, alimentação e  os exercícios, mas você não coloca em prática, também dificilmente atingirá sua meta.

O conhecimento sempre vai estar atrelado à ação, e quando estão direcionados a uma meta, será tudo que você precisa. Será seu corpo e sua mente trabalhando como um só, sem resistência, sem dor, sem medo, porque você estará plenamente no domínio de sua consciência.

Justo nesse momento que o piloto passa para automático e você consegue pilotar sem pensar em cada um dos movimentos que tem que fazer para chegar do ponto A ao ponto B. A ligação de conhecimento com prática faz com que você faça as coisas de forma automática, natural, como se você tivesse nascido fazendo  isso. Sabe por quê? Você treinou para chegar ao nível de naturalidade onde nem o medo e nem a dor vão fazer você desistir. 

Essa mensagem é extensa, porém verdadeira Eu me lembro de quando fui apresentar meu mestrado, já tinha quase três anos morando no Brasil, meu portugues estava até bom, mas vocês não têm ideia de como treinei, repeti, me gravei, me escutei, escrevi, e novamente treinei.

Estava com muito medo de explicar termos muito sofisticados numa língua que não é a minha língua nativa. Mas saiu tudo perfeito, e nem mesmo o frio na barriga me atrapalhou. E sabem por quê? Treinamento e domínio sobre meus medos. O resultado foi uma nota máxima no meu trabalho de TSC. 

Então esteja ciente de se você realmente está no nível de espanhol que realmente te permite falar a língua, e que se o medo de falar é  seu maior desafio, treine muito para que mesmo  com medo, consiga se comunicar! 

Sabendo isto, como iniciar o processo de destravar no jeito certo? 

Exposição ao idioma  seja através de assistir seriados, escutar música, podcasts e palestras.

Por exemplo, em meu canal de Youtube vai encontrar além de vídeos  explicando a gramática e vocabulário, entrevistas com nativos que vão te ajudar a conseguir exposição e escuta dos sotaques deles.

Ler muito, mas em voz alta, mesmo que você não esteja entendendo tudo o que está sendo lido. O mais importante nesse momento é pronunciar, treinar e modular para assim conseguir destravar aquelas palavras que têm dificuldade de falar.

Escute e imite a pronúncia do nativo que você estuda para estar a par  da pronúncia certa das palavras.

Faça um curso de espanhol que dê a orientação, foco e exposição que precisa, lembrando que  no caso do meu curso de espanhol para o  sucesso, além de ter tudo o que já falei, você vai ficar sempre exposto ao espanhol de uma professora nativa da língua.

¡Hasta luego!

– Iranel González 

CONFIRA MAIS CONTEÚDOS

conheça a história

da Escola ESPIRA

A escola ESPIRA é a nova escola de Espanhol com ira. Espanhol com ira foi criada por Iranel González, também conhecida como Ira!

Ira é da Venezuela, tem como primeira formação a engenharia mecânica, em 2016 ela foi morar no Brasil para fazer um mestrado em engenharia biomédica na UNIVAP, são José dos Campos. 

Ao mesmo tempo em que ela realizava seus estudos de mestrado, começou a trabalhar como professora de espanhol tanto em escolas como aulas  particulares. Durante essa experiência ela decide continuar trabalhando como professora, já que encontra sua paixão no ensinamento de sua língua, ensinando através da empatia de quem já passou pelos medos e inseguranças de aprender a se comunicar em outra língua (no caso dela o portugués).

A Ira decide fazer um MBA em gestão de projetos. Onde através dele consegue estabelecer metodologia de ensino especializada para brasileiros e uma plataforma de estudos para oferecer uma experiência de qualidade e didática aos seus estudos.

Hoje a Ira mora na Alemanha. Ela fala espanhol, portugués e inglês fluidamente e se encontra estudando alemão. A Ira é hoje a gestora e coordenadora da escola e sempre se encontra comprometida em sempre acompanhar e melhorar a experiência de aprendizado dos alunos da escola.