Espanhol para iniciantes com nativa Iranel González

Para você que está iniciando seu aprendizado de  espanhol, é importante saber algumas informações que vão te ajudar a complementar tanto seu aprendizado quanto a motivação por  estar aprendendo uma das línguas mais românticas do mundo:

A primeira coisa que você deve saber é que o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, logo após o chinês e à frente do inglês! 

E, além de ser a segunda mais falada, saiba que o espanhol também é a segunda língua mais estudada! Sim, é isso mesmo! E como bom brasileiro, você tem que saber que o Brasil é o segundo país  com mais estudantes de espanhol no mundo, seguido pelos Estados Unidos.

No momento em que você inicia o aprendizado do espanhol, começa a  escutar muito o termo Hispano ou Hispanohablante. 

O que significa Hispano ou Hispanohablante? 

Quando utilizamos esses termos, estamos nos referindo a cada uma das pessoas que falam espanhol como língua nativa, já seja ela da Espanha, Venezuela ou Argentina. O  fato de ser o espanhol sua língua nativa faz deles um Hispanohablante. Agora, o termo Latinoamericano se refere a todas as pessoas que falam uma língua que tem origem do origem do latim e se encontram na América. É por isso que você que fala português como língua nativa e eu o espanhol somos latinoamericanos, pois ambos tem origem do latim.

Nós não falamos “hasta la vista” !

Mais um ponto, gente, e isso é muito importante!  Nós não falamos “hasta la vista” ou “hasta la vista baby”. Eu sei  que vocês escutaram muito isso quando Arnold Schwarzenegger  disse  no filme O Exterminador do Futuro  2, mas a verdade é que ninguém fala isso. Aquela frase é apenas a licença poética do cinema! Cuidado com as frases do cinema! 

Se você, que está iniciando seu aprendizado de espanhol e não  quer passar vergonha, pode aprender algumas das palavras que você não deveria falar em espanhol neste vídeo que eu fiz para você:

Por outro lado, sempre quando se decide aprender o espanhol, muitas vezes é porque já estamos precisando dele, não é mesmo?  Seja por uma viagem que você vai fazer  ou por um trabalho onde precisa que você fale  espanhol, e é aí que  nós perguntamos: por onde começar? 

Qual a melhor forma de iniciar? Aplicativo ou música?

Muitos pensam em usar um aplicativo, outros tentam assistir o maior número de seriados  em  espanhol possível na Netflix. Eu já tive estudantes que tentaram aprender espanhol só escutando música, o que não recomendo. Apostar no aprendizado apenas com a audição de  músicas, sem um acompanhamento profissional pode até te atrapalhar, porque muitas delas não tem a pronúncia ou a gramática correta. Mas,  por quê? 

Veja bem, quando está se criando a música é para que ela tenha uma melodia boa,  não para que ela seja gramaticalmente perfeita. Sendo assim,  você pode ingenuamente repetir o que, por exemplo, o Maluma canta em suas músicas e poder assim estar falando errado.

Lembre-se, escutar músicas, assistir filmes e palestras ou  usar aplicativos, sempre vai ser uma ajuda muito boa,  porém apenas  para complementar seu aprendizado, principalmente se você tem o acompanhamento profissional. Todas essas ferramentas te ajudam  na exposição ao idioma,  mas o que vai te permitir ter a compreensão e o entendimento será a mentoria e estrutura de um bom curso de espanhol. 

O que muitos não sabem é que quando se trata do aprendizado de uma língua, ainda mais quando já você está com urgência , tudo pode parecer pouco quando seu objetivo é de aprender em 6 meses, por exemplo. Não estou falando que um aplicativo não ajude, mas não é suficiente, pois ele te dá a teoria, mas te dá a prática? A conversa? As informações adicionais  que te ajudam a entender e compreender mais a cultura? Não! Esse aplicativo não te dá, por que na fórmula final para você aprender espanhol ou qualquer outra língua,  também se encontra o contato humano.

Se você está aqui e já quer sair sabendo por onde iniciar seu aprendizado, iniciemos com o básico, todavia,  necessário. Parece coisa fácil, mas se você realmente o domina, vai conseguir fazer a pronúncia certa, conseguir ler certo e até fazer associações certas no momento de escutar a língua. E  a que estou me referindo?  O abecedário! Sim, aprender do jeito certo o abecedário, saber a pronúncia certa das letras  e as grandes diferenças na pronúncia que no mesmo abecedário pode aparecer, é de vital importância no processo do aprendizado. 

Aqui compartilho para você um vídeo em meu canal de youtube onde explico o som de cada letra do alfabeto do espanhol e até de dicas de pronúncia.

Adicionalmente, nunca é suficiente quando se deseja desenvolver segurança na fala, já que nos comunicar em outra língua do jeito certo, no sentido certo, com a intenção certa,  muitas vezes é um grande  desafio.
Principalmente quando estamos aprendendo uma língua que pode ter mais de 200 falsos cognatos entre o espanhol e português, que são aquelas palavras com grafia parecida, mas que possuem sentidos totalmente diferentes.  Saiba que a metade deles podem te fazer passar as maiores vergonhas de sua vida. Se você já quer saber um pouco mais deles e realmente quer evitar essas vergonhas, toque AQUI para baixar  um PDF com 101 falsos cognatos que existem entre o espanhol e português, que acredito que vai te ajudar muito!
Por outro lado, quando você tem a oportunidade de aprender espanhol  com alguém que já nasceu falando, que literalmente tem vivido a língua, cultura, música, particularidades , automaticamente sua posição no aprendizado do espanhol muda. Porque você está entrando em contato direito com o que você precisa, além da gramática e o vocabulário (que sempre é muito importante), você vai estar em contato com o que você realmente deseja,  que é se comunicar em espanhol.

O que  acontece quando você, que está começando do  zero, está iniciando com o idioma e não sabe nada de espanhol, entra em contato com uma professora nativa? 

Um grande passo para um ótimo aprendizado! E se essa professora nativa conversasse com você em português? Bem, aí a conexão vai ser diferente,  pois agora você está em contato direto com uma fonte de informação natural de tudo o que você precisa aprender, e que consegue se comunicar com você nos dois idiomas!

O mais interessante é que quando você começa entender mais a sua professora nativa, começa falar mais com ela, a se expressar em espanhol com ela, e sua professora vai te corrigindo, vai te dando os truques da pronúncia, te mostrando  o que pode da certo ou errado na língua, seu cérebro que,  está aprendendo a língua, vai começar a se dizer, “se eu entendo a ela, se ela está me entendo, significa que já estou conseguindo me comunicar espanhol”. Ou melhor ainda, “se  estou seguro ao ponto de  já entender e falar com minha professora nativa, também consigo  entender e falar com qualquer um que fala espanhol”. 

É justamente aí que a magia começa acontecer, que  a segurança que você precisava para destravar seu espanhol surge, aí é que chega o ingrediente secreto que ninguém te fala: sua professora nativa te entende, te corrigiu e te ajudou a melhorar seu espanhol.

É exatamente aí que  se encontra a maior vantagem de aprender espanhol com uma nativa, que além de te ensinar o espanhol, de te dar a conexão com o mundo hispanohablante, ela te dá a segurança que você precisa para realmente se comunicar sem medo de errar.

Cultivar a segurança através do aprendizado e exposição a língua é o melhor caminho para alcançar a comunicação.  Acredite, confie e estude.

O que achou desse post? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo ou entre para nosso grupo no Telegram com excelente conteúdo toda semana!

¡Hasta luego!

– Iranel González

CONFIRA MAIS CONTEÚDOS

conheça a história

da Escola ESPIRA

A escola ESPIRA é a nova escola de Espanhol com ira. Espanhol com ira foi criada por Iranel González, também conhecida como Ira!

Ira é da Venezuela, tem como primeira formação a engenharia mecânica, em 2016 ela foi morar no Brasil para fazer um mestrado em engenharia biomédica na UNIVAP, são José dos Campos. 

Ao mesmo tempo em que ela realizava seus estudos de mestrado, começou a trabalhar como professora de espanhol tanto em escolas como aulas  particulares. Durante essa experiência ela decide continuar trabalhando como professora, já que encontra sua paixão no ensinamento de sua língua, ensinando através da empatia de quem já passou pelos medos e inseguranças de aprender a se comunicar em outra língua (no caso dela o portugués).

A Ira decide fazer um MBA em gestão de projetos. Onde através dele consegue estabelecer metodologia de ensino especializada para brasileiros e uma plataforma de estudos para oferecer uma experiência de qualidade e didática aos seus estudos.

Hoje a Ira mora na Alemanha. Ela fala espanhol, portugués e inglês fluidamente e se encontra estudando alemão. A Ira é hoje a gestora e coordenadora da escola e sempre se encontra comprometida em sempre acompanhar e melhorar a experiência de aprendizado dos alunos da escola.