Para você que está iniciando seu aprendizado de espanhol, é importante saber algumas informações que vão te ajudar a complementar tanto seu aprendizado quanto a motivação por estar aprendendo uma das línguas mais românticas do mundo:
A primeira coisa que você deve saber é que o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, logo após o chinês e à frente do inglês!
E, além de ser a segunda mais falada, saiba que o espanhol também é a segunda língua mais estudada! Sim, é isso mesmo! E como bom brasileiro, você tem que saber que o Brasil é o segundo país com mais estudantes de espanhol no mundo, seguido pelos Estados Unidos.
No momento em que você inicia o aprendizado do espanhol, começa a escutar muito o termo Hispano ou Hispanohablante.
O que significa Hispano ou Hispanohablante?
Quando utilizamos esses termos, estamos nos referindo a cada uma das pessoas que falam espanhol como língua nativa, já seja ela da Espanha, Venezuela ou Argentina. O fato de ser o espanhol sua língua nativa faz deles um Hispanohablante. Agora, o termo Latinoamericano se refere a todas as pessoas que falam uma língua que tem origem do origem do latim e se encontram na América. É por isso que você que fala português como língua nativa e eu o espanhol somos latinoamericanos, pois ambos tem origem do latim.
Nós não falamos “hasta la vista” !
Mais um ponto, gente, e isso é muito importante! Nós não falamos “hasta la vista” ou “hasta la vista baby”. Eu sei que vocês escutaram muito isso quando Arnold Schwarzenegger disse no filme O Exterminador do Futuro 2, mas a verdade é que ninguém fala isso. Aquela frase é apenas a licença poética do cinema! Cuidado com as frases do cinema!
Se você, que está iniciando seu aprendizado de espanhol e não quer passar vergonha, pode aprender algumas das palavras que você não deveria falar em espanhol neste vídeo que eu fiz para você:
Por outro lado, sempre quando se decide aprender o espanhol, muitas vezes é porque já estamos precisando dele, não é mesmo? Seja por uma viagem que você vai fazer ou por um trabalho onde precisa que você fale espanhol, e é aí que nós perguntamos: por onde começar?
Qual a melhor forma de iniciar? Aplicativo ou música?
Muitos pensam em usar um aplicativo, outros tentam assistir o maior número de seriados em espanhol possível na Netflix. Eu já tive estudantes que tentaram aprender espanhol só escutando música, o que não recomendo. Apostar no aprendizado apenas com a audição de músicas, sem um acompanhamento profissional pode até te atrapalhar, porque muitas delas não tem a pronúncia ou a gramática correta. Mas, por quê?
Veja bem, quando está se criando a música é para que ela tenha uma melodia boa, não para que ela seja gramaticalmente perfeita. Sendo assim, você pode ingenuamente repetir o que, por exemplo, o Maluma canta em suas músicas e poder assim estar falando errado.
Lembre-se, escutar músicas, assistir filmes e palestras ou usar aplicativos, sempre vai ser uma ajuda muito boa, porém apenas para complementar seu aprendizado, principalmente se você tem o acompanhamento profissional. Todas essas ferramentas te ajudam na exposição ao idioma, mas o que vai te permitir ter a compreensão e o entendimento será a mentoria e estrutura de um bom curso de espanhol.
O que muitos não sabem é que quando se trata do aprendizado de uma língua, ainda mais quando já você está com urgência , tudo pode parecer pouco quando seu objetivo é de aprender em 6 meses, por exemplo. Não estou falando que um aplicativo não ajude, mas não é suficiente, pois ele te dá a teoria, mas te dá a prática? A conversa? As informações adicionais que te ajudam a entender e compreender mais a cultura? Não! Esse aplicativo não te dá, por que na fórmula final para você aprender espanhol ou qualquer outra língua, também se encontra o contato humano.
Se você está aqui e já quer sair sabendo por onde iniciar seu aprendizado, iniciemos com o básico, todavia, necessário. Parece coisa fácil, mas se você realmente o domina, vai conseguir fazer a pronúncia certa, conseguir ler certo e até fazer associações certas no momento de escutar a língua. E a que estou me referindo? O abecedário! Sim, aprender do jeito certo o abecedário, saber a pronúncia certa das letras e as grandes diferenças na pronúncia que no mesmo abecedário pode aparecer, é de vital importância no processo do aprendizado.
Aqui compartilho para você um vídeo em meu canal de youtube onde explico o som de cada letra do alfabeto do espanhol e até de dicas de pronúncia.
O que acontece quando você, que está começando do zero, está iniciando com o idioma e não sabe nada de espanhol, entra em contato com uma professora nativa?
Um grande passo para um ótimo aprendizado! E se essa professora nativa conversasse com você em português? Bem, aí a conexão vai ser diferente, pois agora você está em contato direto com uma fonte de informação natural de tudo o que você precisa aprender, e que consegue se comunicar com você nos dois idiomas!
O mais interessante é que quando você começa entender mais a sua professora nativa, começa falar mais com ela, a se expressar em espanhol com ela, e sua professora vai te corrigindo, vai te dando os truques da pronúncia, te mostrando o que pode da certo ou errado na língua, seu cérebro que, está aprendendo a língua, vai começar a se dizer, “se eu entendo a ela, se ela está me entendo, significa que já estou conseguindo me comunicar espanhol”. Ou melhor ainda, “se estou seguro ao ponto de já entender e falar com minha professora nativa, também consigo entender e falar com qualquer um que fala espanhol”.
É justamente aí que a magia começa acontecer, que a segurança que você precisava para destravar seu espanhol surge, aí é que chega o ingrediente secreto que ninguém te fala: sua professora nativa te entende, te corrigiu e te ajudou a melhorar seu espanhol.
É exatamente aí que se encontra a maior vantagem de aprender espanhol com uma nativa, que além de te ensinar o espanhol, de te dar a conexão com o mundo hispanohablante, ela te dá a segurança que você precisa para realmente se comunicar sem medo de errar.
Cultivar a segurança através do aprendizado e exposição a língua é o melhor caminho para alcançar a comunicação. Acredite, confie e estude.
O que achou desse post? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo ou entre para nosso grupo no Telegram com excelente conteúdo toda semana!
¡Hasta luego!
– Iranel González